:

  • Starship Pronta para Voar Após Correções e Aguarda Licenças para Outubro


  • Após problemas no voo de teste, Elon Musk prepara o lançamento da Starship, aguardando aprovações da FAA e Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA

O ambicioso foguete Starship da SpaceX está se preparando para sua segunda tentativa de decolagem, após um fracasso no primeiro teste realizado em abril. Agora, a espaçonave está pronta para voar após ajustes significativos e aguarda ansiosamente as autorizações necessárias para prosseguir, incluindo a licença de lançamento da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e a aprovação do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

O primeiro voo de teste da Starship ocorreu em 20 de abril de 2023, quando o gigantesco veículo de aproximadamente 50 metros de altura estava programado para circundar a Terra e cair no Oceano Pacífico, próximo ao Havaí. No entanto, pouco após a decolagem, a espaçonave enfrentou uma série de problemas e foi destruída de forma controlada sobre o Golfo do México.

Após mais de quatro meses de investigações pela FAA, a fim de compreender as causas dos problemas enfrentados pela espaçonave, as investigações foram encerradas em 8 de setembro. Um total de 63 medidas corretivas foram identificadas para a Starship, das quais 57 já foram abordadas, de acordo com Elon Musk em seu perfil no X. As restantes dizem respeito a futuros lançamentos.

Conforme relatado pela Reuters, Polly Trottenberg, a administradora interina da FAA, anunciou durante uma conferência realizada em 13 de setembro, que o processo de aprovação para o lançamento da Starship está em andamento e a expectativa é que a licença seja emitida em outubro.